28/11/2005

DVD: Guerra Dos Mundos

Guerra Dos Mundos


A primeira hora deste filme é um Spielberg da melhor cepa: uma rápida apresentação dos personagens (no caso, o estivador Ray Ferrier, vivido por Tom Cruise, e sua família) e seus dramas (os filhos não vêem o pai como "grande coisa", enquanto ele se esforça pra agradar, mas sempre pisa no tomate). Depois, um dos melhores "fins de mundo" já concebidos pelo cinema, quando as naves dos alienígenas se revelam, bem como as intenções destes. As cenas de destruição são perfeitas e a gente pensa: "pô, o Spielberg nos devia um filme assim desde Jurassic Park!"

O talento do diretor para criar cenas de alto impacto está lá e uma, em particular, me encantou: a chuva de roupas depois da tentativa de fuga pelo Rio Hudson (calma, não vou estragar surpresas aqui). Embora rápida, é um imagem que não sai da memória, como o surgimento daquele balão de caçar robôs em A.I.

No entanto, a barulheira começa a cansar, o ritmo cai quando entra em cena o caipira doido vivido por Tim Robbins (apesar da boa cena de sondagem alienígena na casa) e Spielberg nos entrega um final apressado e mal explicado. Pelo menos, as boas interpretações de Tom Cruise e Dakota Fanning garantem a sensação de que não foi tempo perdido.

Enfim, ainda não foi com este filme que Spielberg lavou sua honra de Rei do Cinemão Americano, mas, no mínimo, mostrou que ele ainda tem lenha pra queimar. Pára com essa bobagem de querer ser respeitado, Spielberg! Seus filmes eram muito mais interessantes quando a Academia te ignorava! Nota 7,0.


Guerra Dos Mundos (War Of The Worlds, 2005)
De Steven Spielberg. Com Tom Cruise, Dakota Fanning, Miranda Richardson.

Nenhum comentário: