12/01/2024

Lá e de volta outra vez

 

"Tente parecer natural", disseram

Quem é que ainda lê blog, minha gente?

Eu não sei a resposta para esta pergunta, mas espero que ainda exista bastante gente interessada nessa forma de expressão, que entrou em minha vida lá pelo fim de 2002, quando abri o primeiro deles, chamado Gotham City (Deus o tenha, me dava muito orgulho!).

Das muitas pessoas bacanas que conheci naquela pré-história da internet popular no Brasil, havia um blogueiro e historiador gaúcho, Fábio Chang. Ele era leitor do Gotham City, e eu, do seu blog, o Mestre Chang. Com o tempo, tivemos a ideia de uma aventura a quatro mãos, e coube a mim batizar o “rebento”: CATAPOP!

Era sonoro e simpático, parecia uma onomatopeia - coisa típica de quadrinhos, que sempre foi o assunto mais falado por aqui (não o único, porém).

Com o tempo, ali por 2008, 2009, as atribulações pessoais de Chang comprometeram severamente sua frequência de postagem. Eu já levava o Catapop no lombo praticamente sozinho havia um bom tempo, quando tive um rompante do qual não me orgulho, mas que julguei necessário: sem aviso, barrei o acesso de Chang ao blog e “tomei o poder”.

Sim, queridos: não era 2016, mas foi golpe!

Hoje, olhando para tudo em perspectiva, me sinto bem menos constrangido. Por muito tempo, me preocupou que ele tivesse me odiado pelo que fiz, mas, olha, eu acho que ele ficou foi agradecido. Chang parecia ocupado demais até pra me questionar sobre o que fiz. Nunca mais trocamos qualquer palavra, na verdade - o que era meio esperado, mas também era meio triste.

Se chegar a ler isto, caro Chang, espero que esteja bem e saiba que, apesar de tudo, tenho boas lembranças de nosso team-up. Forte abraço!

O Catapop durou até 2018, quando eu quis “mudar tudo” e abri A Era do Ócio – nada mais que a mesma coisa com novo nome, falando bem francamente. A diferença é que, desde junho de 2021, A Era do Ócio publicava novidades somente no Instagram. O site existia, mas sem receber atualizações.

O primeiro banner do agora finado A Era do Ócio

Foram pouco mais de cinco anos, de outubro de 2018 a este janeiro de 2024, quando me deu comichão de a) escrever mais e melhor, sem o limite de caracteres que o Instagram impõe, b) reassumir o nome espertinho que eu tinha bolado, no blog que me deu tanta alegria, e c) deixar o Instagram apenas como teaser dos novos textos e ferramenta de visibilidade.

Tudo que escrevi aqui, entre 2005 e 2018, ficará arquivado, mas pode voltar a ver a luz do sol, aos poucos, numa seção de “Memória Catapop” ou coisa que o valha.

Sendo assim, obrigado a você que acompanhou o Era até aqui – e, mais uma vez, seja bem-vindo! Espero que abrace a mudança com entusiasmo e sinta-se em casa aqui, no seu novo/velho Catapop!

15 comentários:

Paranoid Android disse...

Tava procurando o botão de like heheeh... Lembro bem do Chang, que fim terá levado?

Ana Simões disse...

Vida longa e próspera, Catapop!

Marlo disse...

Deve estar pós-pós-pós-doutorando em alguma coisa e cheio de filhos, a esta altura! 😂

Marlo disse...

Fala bem de mim pro povo, por favor! 😂

Luwig Sá disse...

Bom vê-lo de volta ao seu habitat natural, amigo. Era criminoso ler aqueles textos maravilhosos em meio a puxadinhos improvisados nos comentários do Instagram. :P

Ronaldo Jr. disse...

E lá vamos nós... nos surpreenda!

Marlo disse...

Rede social é pra quem não está a fim de ler, infelizmente. Vamos reforçar essa rede blogueira!

Marlo disse...

Tentarei, eu tentarei!

Marlo disse...

Boa tentativa, mas, não! 😁

Thiago Messiah disse...

Ahh que delícia e nostalgia ler um blog depois de anos. Que possamos ficar mais por aqui. Welcome back. Both of us I mean 😅
I’m game 😄🙏🏾

doggma disse...

Internet BR-2002, discada ainda, era facão no mato, meu amigo. É uma delícia ver veteranos da cultura (Cata)pop voltando à ativa. Bem-vindo de volta!

Curioso... tive uma experiência parecida com um ex-colaborador do blog e amigo próximo daqueles que a vida só trata de afastar. Papo pra esvaziar uma garrafa de JD.

Marlo de Sousa disse...

Acabo de perceber que os comentários respondidos bem bonitinho no Chrome de celular ficam uma bagunça do caray no Chrome de computador. Enfim...

DOGGMA, meu bom, a internet em 2002 era puro encanto, animação ruim, WordArt e demora - mas que tempos incríveis! É uma pena que, conforme atestado lá no seu blogroll, tanta gente que curtíamos ler foi cuidar de outras coisas. Um abraço, enquanto não surge a oportunidade pra esvaziar esse JD aí.

Anônimo disse...

O BOM FILHO À CASA TORNA. Catapop véi de guerra, deixou saudade. MASSA, Marlo!
Curioso esse movimento não? As coisas voltando à normalidade.

Marlo de Sousa disse...

ANÔNIMO, aka DO VALE, sim, é bastante animador ver esse movimento de retorno aos blogs! Espero que se espalhe e perdure. Por falar nisso, não vem aí um Lendo à Beça pra quem gosta de ler à beça?

Marlo de Sousa disse...

THIAGO MESSIAH, sempre muito bom tê-lo por perto, meu querido! Sim, estar de volta à blogagem tradicional (como escritor e leitor) tem sido muito bacana!